Inovação energética

O progresso da sociedade é julgado com frequência por sua capacidade de aumentar o bem-estar dos menos favorecidos. Sob esse ponto de vista, o mundo está se tornando um lugar muito melhor. O nível de pobreza caiu dramaticamente nas últimas décadas, catapultando milhões de famílias para a classe média. Daqui a uma década, espera-se que o mundo atinja um ponto de mutação, para além do qual a maioria da população mundial estará vivendo em domicílios considerados de classe média. Com esse aumento do padrão de vida e um estilo de vida pautado pelo consumo, mais lixo será gerado inevitavelmente, e mais energia será necessária para bombear água, refrigerar alimentos, fabricar mercadorias e fornecer luz, calor e ar condicionado.

A O.N.E. acredita que a crescente demanda de energia poderá ser satisfeita, em parte, pela transformação de resíduos em eletricidade. O típico padrão de consumo das sociedades modernas se resume em extrair recursos básicos, transformá-los em produtos e descartá-los após terem cumprido o seu papel. Com a ascensão da classe média, no entanto, uma esmagadora quantidade de resíduos está sendo gerada. Nossa solução desbloqueia o valor desse lixo, criando uma solução sustentável de gestão de resíduos, novos empregos e crescimento econômico.

A O.N.E. também aborda o crescente problema da degradação ambiental. Ao criar energia limpa por meio de resíduos, os resíduos são desviados do meio ambiente, o consumo de combustíveis fósseis é reduzido e até mesmo a emissão de gases de efeito estufa por esses resíduos — que, caso não fossem reciclados, terminariam no aterro sanitário — é mitigada.

shutterstock_89191933.jpg
 
transformando-o-desperdicio-em-valor.png
 

A O.N.E. está aplicando sua filosofia empresarial de transformar lixo em lucro ao problema dos pneus descartados. Nossa usina de reciclagem de pneus no Brasil irá transformar pneus descartados em eletricidade. Os pneus descartados constituem uma preocupação ambiental em escala mundial. São normalmente descartados em aterros sanitários que poluem o solo e a água, ou incinerados, resultando em poluição do ar. Podem também proporcionar um meio favorável à proliferação de mosquitos que transmitem doenças devastadoras, como a Zika. A usina de conversão de pneus em energia em Três Corações, que será a maior do mundo, processará quase um terço do total de pneus usados do Brasil para produzir eletricidade limpa, além de metais reciclados, enxofre e créditos de carbono. Existem planos de implantação de novas usinas em toda a América do Norte e do Sul.

A missão da O.N.E. é utilizar tecnologias inovadoras na implementação de soluções para os problemas ambientais e, ao mesmo tempo, aprimorar o bem-estar econômico da população nos países que nos recebem no mundo desenvolvido e em desenvolvimento. A usina de reciclagem de pneus no Brasil deverá abordar esse problema, e muitos outros mais. A capacidade de empregar tecnologias inovadoras para extrair lucro do lixo é crucial para a superação de muitos dos nossos mais prementes desafios. Ao mesmo tempo, deverá proporcionar um salto quântico para o progresso da humanidade, construindo um futuro mais feliz, mais saudável e mais próspero para todos.

shutterstock_635038283 (4).jpg

A inspiração de Rodrigo Veloso, fundador e diretor executivo da O.N.E., para transformar lixo em lucro remonta à sua juventude. Crescendo em Minas Gerais, no coração da região brasileira produtora de café, costumava ficar intrigado com o fato de que o fruto que envolve o grão de café era descartado. Já adulto, Rodrigo transformou sua preocupação com o desperdício do fruto do café em um plano de negócios envolvendo o aproveitamento dos frutos ricos em nutrientes, ou “cereja”, em uma bebida. Do café, seu interesse se expandiu para o coco e a castanha de caju. Rodrigo identificou um mercado potencial na oportunidade de aproveitar o fruto descartado da castanha e a água do coco na produção de bebidas saudáveis e naturais, e também uma oportunidade de geração de empregos para a população pobre dos países em desenvolvimento. Sua apreciação do valor dos resíduos agrícolas levou à criação da O.N.E. World Beverages, empresa baseada em Los Angeles cuja extremamente bem-sucedida subsidiária O.N.E. Coconut Water acabou sendo adquirida pela PepsiCo. A empresa criou milhares de empregos diretos e indiretos no Brasil, nos Estados Unidos, na Indonésia e nas Filipinas.

Outro problema que preocupava Veloso era o impacto ambiental exercido pelos frutos descartados, fonte de poluição da água. Sua busca por uma forma de transformar esses subprodutos agrícolas em energia o levou à tecnologia de gaseificação por plasma que será empregada na usina de reciclagem de pneus no Brasil. Assim como as bebidas naturais, a usina de reciclagem de pneus deverá constituir um meio de criação de novas oportunidades de trabalho, além de uma fonte de energia limpa.

A O.N.E. está traçando uma nova direção para o século XXI, com o sucesso nos negócios caminhando passo a passo com a responsabilidade ambiental. Por meio de abordagens inovadoras para transformar resíduos indesejáveis em valiosos produtos finais, a O.N.E. está criando oportunidades econômicas de longo prazo e um futuro mais próspero e ambientalmente sustentável.

shutterstock_614825306.jpg