BRASIL: LIDERANÇA GLOBAL

Do uso do etanol produzido a partir da cana-de-açúcar como biocombustível, ao uso do bagaço, ou resíduo da cana-de-açúcar, para gerar bioeletricidade, o Brasil tem sido um líder global em práticas de sustentabilidade. Confrontado com o impacto ambiental e sobre a saúde pública exercido por pneus descartados — o país é o quinto maior mercado de pneus do mundo — está também assumindo a liderança em reciclagem de pneus por meio de uma regulamentação que exige que, para cada pneu vendido, o fabricante recicle um pneu usado. A legislação criou um eficiente sistema de logística referente à coleta de pneus usados, mas persiste uma carência de soluções para um descarte eficiente, econômico e ambientalmente seguro.

shutterstock_558269638 (7).jpg
 

A MAIOR USINA DE CONVERSÃO DE PNEUS EM ENERGIA DO MUNDO

A O.N.E. está enfocando um mercado de nicho criado pelo desenvolvimento de uma tecnologia de conversão de pneus em energia economicamente sustentável, baseada em gaseificação por plasma. O avanço dessa tecnologia criou uma oportunidade única de capturar uma parcela significativa de um mercado global ainda em formação. A usina de reciclagem de pneus no Brasil servirá de modelo para a criação de energia limpa por meio de pneus usados, com capacidade para processar 180 mil pneus usados por ano — quase um terço da produção anual de pneus no país. O processo criará ainda outras fontes de receita na forma de metais reciclados, enxofre e créditos de carbono.

shutterstock_406430854.jpg
 

TRÊS CORAÇÕES

A usina será localizada em Três Corações, uma das maiores cidades do sul de Minas Gerais. A cidade foi escolhida por sua posição estratégica como um polo comercial, localizado no centro de um triângulo composto pelos três maiores centros metropolitanos do Brasil — São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte —, facilitando a logística de coleta dos pneus. Três Corações é famosa como a cidade natal de Pelé, conhecido por suas conquistas no futebol — o jogador participou de três equipes brasileiras que venceram a Copa do Mundo — e por seu apoio a políticas de ajuda aos necessitados. O Monumento a Pelé e a Casa Pelé, onde nasceu e foi criado o mito do futebol mundial, são algumas das principais atrações da cidade. A O.N.E. compartilha com Pelé o compromisso de elevar o padrão de vida das pessoas na base da pirâmide econômica: a abertura de nossa fábrica significará muitos novos empregos, altamente necessários para a população pobre da cidade.

Embora o Brasil esteja na vanguarda da reciclagem obrigatória de pneus, outros países não ficarão muito atrás. No mundo inteiro são fabricados mais de 1 bilhão de pneus, o que torna o descarte um problema ambiental a nível global, poluindo o solo, a água e o ar e contribuindo para a proliferação de doenças infecciosas. A usina de reciclagem de pneus da O.N.E. criará condições para o estabelecimento de uma nova indústria, transformando resíduos de pneus com alto teor de emissão de carbono em energia limpa para um mundo sedento de energia.

shutterstock_453274819.jpg